Guia de Raças - Golden Retriever

O Golden Retriever é um cão alegre, ágil, forte, de movimentos leves, expressão mansa e caráter dócil. Essas características resumem os principais traços do Golden Retriever, este belíssimo cão de caça, que adora aprender e está sempre pronto para o trabalho.

História de Raça Golden Retriever

A raça Golden Retriever foi criada originalmente na Escócia, em meados do século 19. Nessa época, a caça de aves selvagens era um esporte muito popular entre os aristocratas escoceses, porém os cães que acompanhavam os caçadores durante as caçadas não eram considerados aptos para recuperar a caça abatida em água e em terra. Como o esporte era praticado em regiões pantanosas, cercadas por rios e lagos, os cães deveriam demonstrar aptidão para recuperar a caça tanto em terra quanto na água. Com esse objetivo, os melhores spaniels e cães d'água foram cruzados com os retrievers existentes na região. Mais adiante, o resultado desses cruzamentos culminou na criação da raça Golden Retriever como conhecemos hoje. A cruza original se deu entre um retriever de cor amarela e uma fêmea do extinto Tweed Water Spaniel, que era comum naquela região. Os filhotes desse cruzamento se tornaram a base do programa de criação, que incluiu ainda outras raças durante o processo de aprimoramento genético, como o Cão D'Água de São João (raça que deu origem ao Labrador Retriever), o Setter Irlandês e outros retrievers. A raça Golden Retriever foi finalmente reconhecida pelo Kennel Clube Inglês em 1911, com o nome de Retriever (Golden and Yellow). Quatorze anos mais tarde, a raça foi reconhecida também nos Estados Unidos.


Temperamento da Raça Golden Retriever

Desenvolvido para desempenhar funções relacionadas a atividades de caça, o Golden Retriever é um cachorro inteligente, obediente e está apto a realizar as mais diversas funções. Adora a água instintivamente, devido a sua história e utilização original como recuperador de caça em ambientes aquáticos. Considerado um cachorro extremamente inteligente e de fácil adestramento, o Golden Retriever possui faro e visão muito apurados, características que aliadas a sua notável inteligência, vontade de aprender e capacidade de concentração, o tornou apto a desempenhar outras funções além de suas atividades originais. Pode ser utilizado hoje em dia como cão farejador, de salvamento, cão guia e, é claro, cão de companhia. Trata-se de uma raça de cachorro amável, simpática e confiante. É dócil, afetuoso e faz novas amizades com extrema facilidade. Costuma aceitar carinho de qualquer pessoa, tanto dos mais próximos à família, quanto de pessoas estranhas, o que não faz do Golden Retriever um bom cão de guarda. É um cachorro muito ativo, cheio de energia e brincalhão. Adora a companhia dos donos e são especialmente pacientes e tolerantes com as crianças. É um cão conhecido por ter um alto grau de sociabilidade, e costuma se dar muito bem com outros cães e demais animais domésticos. Os filhotes da raça Golden Retriever são alegres, brincalhões e muito ativos. Ficam sempre por perto, e adoram correr e brincar com os seus donos.



Descrição e aparência da raça Golden Retriever

De expressão doce, o Golden Retriever é um cachorro equilibrado, simétrico, forte, de movimentação nivelada. A cabeça é bem balanceada, tem focinho largo, stop bem definido e trufa preferencialmente preta. De olhos de cor castanho escura e corpo bem equilibrado, o Golden Retriever apresenta orelhas de tamanho médio, inseridas aproximadamente na altura dos olhos. A cauda é inserida e portada no nível do dorso, sem curvatura na ponta. A pelagem da raça Golden Retriever pode apresentar-se lisa ou ondulada, com franjas. O sub pelo é espesso e, assim como o do Labrador, resistente à água. A pelagem do Golden Retriever pode ser escovada de 3 a 4 vezes por semana, e os banhos podem ser quinzenais. Lembre-se que os filhotes devem tomar banho somente a partir dos 2 meses de vida. As cores podem variar em qualquer tonalidade de ouro ou creme, mas nunca vermelho ou mogno. Alguma presença de pelos brancos no peito é permitida, de acordo com o standard oficial da raça. A altura dos exemplares machos da raça Golden Retriever pode variar entre os 56 e 61 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Já as fêmeas da raça Golden Retriever medem entre os 51 e 56 cm.

Ficha da Raça Golden Retriever

País de origem: Grã-Bretanha

Nome original: Golden Retriever

Grupo 8: Retrievers e Cães D'água

Utilização: Cão de Caça

Porte: Médio a Grande

Necessidade de exercício diário: Média / Alta

Temperamento: Muito Dócil, Ativo

Adestrabilidade: Muito Alta

#goldenretriever

Posts Em Destaque
Posts Recentes