Castração: saúde e bem estar para seu pet

A castração é um procedimento cirúrgico que pode ser realizado tanto em fêmeas, ou machos. Este procedimento, deve ser realizado somente pelo médico veterinário, o local deve atender a legislação vigente para execução destes procedimentos, tendo equipamentos e higiene adequada para realização dos procedimentos. Embora sejam cirurgias simples, sempre há riscos.

A melhor idade para a castração é entre seis a oito meses, época em que já possui a dentição completa, recebeu as principais vacinas e no caso de fêmeas ainda não teve o primeiro cio.

Vantagens da castração

- Método saudável para evitar a gestação, pois o uso indevido de anticoncepcionais aumenta o risco de câncer;

- A castração em fêmeas antes do primeiro cio diminui consideravelmente o risco de câncer de mama e doenças no útero;

- Previne doenças dos órgãos reprodutivos (como tumores em ovários, no caso de fêmeas, e testículos, no caso de machos);

- Evita problemas associados à gravidez e ao parto, tais como, distocia, metrite e mastite;

- Evita comportamentos sexuais indesejados, e se a castração for antes do primeiro cio as chances chegam a quase zero (tentativa de cópula com objetos etc);

- Elimina os problemas de ansiedade por falta de cruzamento, no caso dos machos que brigam entre eles;

- Reduz a necessidade de demarcar território, ou seja, fazer xixi por todos os cantos;

- Diminui a incidência de doenças induzidas pelos hormônios reprodutivos como por exemplo tumor de mama e de próstata;

- Acalma o animal, faz com que ele se torne mais tranquilo, pois não terão a ação dos hormônios reprodutivos;

- Elimina a perda de sangue das fêmeas no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;

- Acaba com a gravidez psicológica, comum em algumas fêmeas, e que ocasiona aumento das mamas, produção de leite e irritabilidade excessiva;

- É uma solução emergencial para diminuir a procriação descontrolada e, consequentemente, a superpopulação de cães e gatos.

- Basta ajustar sua alimentação, e exercícios físicos e seu pet não sofrerá com obesidade.

No entanto, algumas pessoas ainda têm receio quanto à castração devido a algumas lendas, por isso, é importante saber que: Seu pet não terá problemas de saúde após a castração, o acasalamento é um ato instintivo, o pet não o faz por prazer, mas sim, por causa das substâncias hormonais produzidas quando estão no cio; a fêmea não terá problemas emocionais por não ter crias. Pelo contrário: evitar que sua fêmea dê cria, reduzirá as chances de ela contrair depressão após os filhotes serem adotados.

Além das vantagens e lendas citadas, o ato de castrar seu pet está ligado diretamente com a vida saudável que desejamos a eles, já que evita uma série de problemas com animais abandonados.

Lembre-se a castração é um ato de amor, muitas vidas poderão ser salvas através da castração. Colabore com esta atitude.


#castração

Posts Em Destaque
Posts Recentes