Guia de Raças - Pit bull

Ao longo do século 19, criadores europeus iniciaram experimentos entrecruzando Bulldogs e cães terriers, à procura de um cachorro que pudesse combinar a esportividade dos terriers com a resistência e atleticidade dos Bulldogs. O resultado desse experimento foi um cachorro que reunia todas as qualidades dos grandes guerreiros: coragem, resistência e gentileza com seus familiares.

Mais tarde, levados aos Estados Unidos, esses cães foram utilizados em ranchos e fazendas nas mais diversas atividades, desempenhando desde funções relacionadas à caça, até mesmo ajudando na lida com o gado. Muitos exemplares da raça também eram utilizados com sucesso como cães de companhia. Atualmente, os cães da raça Pit Bull Terrier continuam demonstrando essa mesma versatilidade, e estão aptos a participarem de campeonatos de obediência, faro, proteção, agility e tração. De porte médio, o Pit Bull Terrier é um cachorro de constituição sólida, pelagem curta, com uma musculatura bem definida. Combina resistência e atleticidade com graça e agilidade.

A cabeça do American Pit Bull Terrier é descrita como um elemento chave quanto ao tipo da raça. É grande e larga, dando impressão de grande força, sem ser desproporcional ao tamanho do seu corpo. O American Pit Bull Terrier apresenta um focinho largo, com trufa grande, narinas largas e bem abertas, podendo ser de qualquer cor. Os olhos tem tamanho médio, de formato redondo ou amendoado. Todas as cores são aceitas, exceto o azul. As orelhas são inseridas altas, portadas semi-eretas.

A pelagem lisa e brilhante do Pit Bull Terrier é bem assentada ao corpo e moderadamente áspera ao toque. Se apresenta em todas as cores e marcações; qualquer cor ou distribuição de cores, bem como qualquer combinação são igualmente aceitas.

O Pit Bull Terrier é uma raça fiel e bastante apegada ao seu dono. Ao contrário do que muitos pensam, costumam ser bastante amigáveis com os seres humanos. Comportamento agressivo com o ser humano não é característico da raça, portanto, é altamente indesejável de acordo com o padrão oficial da raça.

Como a maioria dos cães da raça Pit Bull Terrier apresentam algum nível de agressividade em relação a outros cães, é uma raça destinada a proprietários experientes, capazes de ensinarem e socializarem os cães da maneira adequada. É admirável o carinho do Pit Bull Terrier com as crianças e sua docilidade, até mesmo com pessoas estranhas, o que não faz da raça a mais indicada para guarda de propriedade.

Ficha da Raça Pit Bull

País de origem: Estados Unidos da América

Nome original: American Pit Bull Terrier

Grupo 11: Raças Não Reconhecidas pela FCI

Utilização: Guarda e Companhia

Porte: Médio

Necessidade de exercício diário: Muito Alta

Temperamento: Alegre, Agressivo com outros cães

Adestrabilidade: Média

#pitbull

Posts Em Destaque
Posts Recentes